Está é uma foto do final do ano de 2007, da Torre de Controle do Aeroporto Internacional do Galeão no Rio de Janeiro - Tom Jobim. Ela ainda permanece assim. Foi tirada no sentido da Cabeceira da pista 15 em direção a Ponte Rio Niteroi. Lá estão localizados, em andares diferentes, na parte de cima a Torre do Aerodromo do Galeão, onde se presta o serviço de Pouso e Decolagens, de Taxi (deslocamento de aeronaves no solo do aeroporto), Clearence (autorizações completas de um plano de vôo, condições meteorológicas e restrições de deslocamento na terminal e no aeródromo), além de serviços com auxílios a navegação (ILS, PAPI, Flaxes e outros), de emergência com bombeiros e ambulâncias, se for necessário, e na parte logo abaixo, o Controle Rio, onde são prestados os serviços de Vetoração e Vigilancia radar e informação e alerta para aeronaves em vôo dentro da terminal rio. Tem um raio de 54 milhas nauticas (+-100 km de raio), a Oeste, tem como limite a Ilha Grande, e a Este, limite em São Pedro da Aldeia . Ao norte tem o limite proximo a Juiz de Fora, em Minas e ao sul 54 milhas de óceano. Tem uma área conhecida como Tubulão que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, que vai da Ilha Grande até Ubatuba, onde a aeronave é transferida para o controle São Paulo. Esta área da Terminal Rio tem a seu serviço 4 radares que trabalham em conjunto para prover a melhor informação radar nesta terminal, que são: Radar Galeão, Radar Couto, Radar Santa Cruz e Radar São Pedro da Aldeia. No dia 10/05/1923 é iniciada a construção do Centro de Aviação Naval e da Escola de Aviação Naval, que veio a denominar-se em 1941, Base Aérea do Galeão, a “pista” ficava entre o Centro e a Escola. No dia 02/09/1924 foi inaugurada a Escola Aérea Naval da Marinha, foram criados amplos hangares para os hidroaviões. O Aeroporto do Galeão existe desde 1924, e se tornou oficialmente internacional em 01/02/1952. A Capital Federal passou a contar com dois aeroportos de peso, porém o terminal inaugurado na época era menor do que o Santos Dumont e com a introdução do Boeing 747 em 1970 ficou evidente que algo precisava ser feito para comportar as chegadas e saídas de vôos com até 400 passageiros. O governo optou por construir um terminal totalmente novo no lado oposto da única pista ( atual 15/33) bem como uma nova pista ( atual 10/28) que ao ser inaugurada seria a maior do Brasil. Em 20/01/1977 foi inaugurado o novo Aeroporto Internacional do Galeão e o seu novo terminal de passageiros. O terminal original do Galeão passou a ser referido como “Galeão Velho” e foi desocupado com parte de sua infraestrutura sendo adaptada para se transformar em um terminal de cargas. Em 1992 devido a ECO92, o terminal sofreu reformas, foi ampliado e passou a ter a capacidade de atender a 7 milhões de viajantes. Nessa época começaram as obras do Terminal de Passageiros 2 um dos mais modernos da América Latina e um dos maiores, mais modernos e bem equipados terminais de logística de carga do continente. Localizado no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão) a 20km da cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Ilha do Governador está instalado o DTCEAGL-Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão, tendo como objetivo promover o fluxo seguro e ordenado de aeronaves nos espaços aéreos sob sua responsabilidade, além de garantir a manutenção dos auxílios à navegação aérea.
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